PGmidia1

10 de abr de 2017

O SEGREDO ESTÁ FORA: US $ 2,7 BILHÕES DE IMÓVEIS PAULISTAS LIGADOS A EMPRESAS OFFSHORE

Quando os corruptos estão procurando maneiras de branquear seus lucros ilícitos, a propriedade é uma opção favorita. Pode ser caro, então grandes quantidades de dinheiro podem ser lavadas em uma única transação. Mas mais importante para o corrupto, é possível comprar a propriedade usando empresas secretas para que você nunca sabe quem realmente se beneficia do negócio.
É por isso que a Transparência Internacional concentra grande atenção no mercado imobiliário em nossos esforços para combater a corrupção. Não queremos que os corruptos tenham uma maneira fácil de se beneficiar de seus crimes.
São Paulo: A corrupção vive ao lado?  É a nossa investigação sobre o mercado imobiliário em São Paulo, a maior cidade do Brasil. Ele mostra como é fácil disfarçar a identidade dos verdadeiros proprietários de mais de US $ 2,7 bilhões de dólares em propriedades atrás de empresas escabrosas.

Usando dados públicos recém-lançados, o relatório identifica milhares de propriedades high-end que são de propriedade de 236 empresas registradas em jurisdições secretas e paraísos fiscais, inclusive nas Ilhas Virgens Britânicas, nos Estados Unidos, Delaware e Uruguai.
Simplesmente não é possível descobrir quem comprou todos esses apartamentos e propriedades de negócios em alguns dos bairros mais caros de São Paulo.

A TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL ESTÁ CONVIDANDO AS AUTORIDADES BRASILEIRAS A:

  • Aprovar a legislação que fornece uma definição legal de propriedade beneficiária.
  • Disponibilizar o registro da empresa nacional on-line, em formato de dados aberto, com informações sobre a propriedade beneficiária.
  • Publicar dados sobre as informações de propriedade beneficiária de todas as empresas que possuam propriedades no Brasil, sejam elas constituídas no mercado interno ou no exterior.

COMO O CORRUPTO BRANQUEIA DINHEIRO VIA IMÓVEIS E BENS DE LUXO

PGmidia